Conheça Nossos Serviços

Foco em Áreas Contaminadas

Há mais de uma década nossa equipe trabalha exclusivamente com gerenciamento de áreas contaminadas.

AVALIAÇÃO PRELIMINAR

A etapa de Avaliação Preliminar é o diagnóstico inicial das áreas classificadas como área potencialmente contaminadas (APs), durante a sua execução é realizado um levantamento de informações disponíveis  e um reconhecimento da área, através de inspeções de campo.

Conforme procedimento de Avaliação Preliminar, deve ser preenchida a ficha cadastral de Áreas Contaminadas, nela são documentadas evidencias ou fatos que levem a suspeitar ou confirmar a existência de contaminação.

Saiba MaisContate-nos

INVESTIGAÇÃO CONFIRMATÓRIA

A Investigação Confirmatória tem o objetivo principal confirmar ou não a existência de contaminação. Esta é a etapa onde é coletado amostras de solo e água subterrânea para analise em pontos estrategicamente posicionados, em seguida é realizado uma interpretação dos resultados obtidos e uma comparação com os valores orientadores da legislação ambiental vigente.

Assim, caso uma área seja classificada como área contaminada, a empresa deverá prosseguir com as próximas etapas de Investigação Detalhada e posteriormente a Remediação Ambiental. Caso contrario a área permanece classificada como área potencialmente contaminada.

Saiba MaisContate-nos

INVESTIGAÇÃO DETALHADA

Com a confirmação de área contaminada na etapa de Investigação confirmatória de Passivo Ambiental, a empresa deve continuar o processo de gerenciamento de áreas contaminadas e deverá adotar medidas para resguardar de imediato possíveis receptores de risco identificados nas proximidades da área.

A etapa de investigação detalhada ambiental é considerada como a primeira do processo de recuperação de áreas contaminadas, sua execução é de fundamental importância para subsidiar a execução das próximas etapas, de avaliação de risco à saúde humana e a definição das metas de remediação.

Saiba MaisContate-nos

AVALIAÇÃO DE RISCO

Avaliação de Risco a Saúde Humana é o processo qualitativo e/ou quantitativo para determinação das chances de ocorrência de efeitos adversos à saúde, decorrentes da exposição humana a áreas contaminadas por substâncias perigosas (EPA, 1989).

Essa quantificação é baseada em princípios de toxicologia, química e no conhecimento sobre o comportamento e transporte dos contaminantes. Os resultados da avaliação de risco podem subsidiar a tomada de decisão quanto às ações a ser implementadas, de modo a promover a recuperação da área para um uso definido.

Saiba MaisContate-nos

REMEDIAÇÃO AMBIENTAL

Remediação Ambiental é a descontaminação do solo e água  subterrânea com o objetivo de anular os  efeitos nocivos  determinados elementos tóxicos em uma área específica. Podem ser aplicadas técnicas físicas, biológicas ou químicas para o tratamento do passivo ambiental.

Nesta etapa de Remediação Ambiental aplicamos nosso conhecimento de mais de uma década, o método utilizado pela OXI Ambiental é a remediação química utilizando processos oxidativos avançados. A tecnologia aplicada é robusta, sustentável e eficaz, trabalhamos com prazo reduzido e oferecemos garantia de performance.

Saiba MaisContate-nos

Monitoramento Ambiental

A etapa de Monitoramento Ambiental visa comprovar a eficácia da Remediação Ambiental. A coleta das amostras de solo e água contaminada deve seguir alguns procedimentos pré estabelecidos para garantir a representatividade das amostras.

Ao encerrar o processo de Remediação Ambiental, a área recuperada deve ser realizado o Monitoramento Ambiental por um período de 2 anos. A cada semestre devem ser coletadas as amostras de todos os pontos monitorados e posteriormente enviados ao laboratório para a analise química.

Saiba MaisContate-nos

Entre em Contato e Fale Com Um Especialista

Saiba como a OXI Ambiental pode ajudar seus negócios