MONITORAMENTO AMBIENTAL

etapa dE MONITORAMENTO AMBIENTAL

MONITORAMENTO

Monitoramento ambiental, etapa pós Remediação ou para atualização de cenário da condição da água subterrânea

No monitoramento ambiental é realizado a coleta de amostras água subterrânea para realização de análise laboratorial.

Na realização da amostragem, são monitorados os parâmetros físico-químicos indicadores de qualidade. Entre eles: temperatura, condutividade elétrica, potencial hidrogeniônio, potencial redox, oxigênio dissolvido e turbidez.

Todas as amostras são armazenadas em frascos e são mantidas em temperatura de 4ºC à ± 2°C para serem encaminhadas ao laboratório.

A Oxi Ambiental é acreditada pela ISO/IEC 17025:2005 pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro. Além disso, possui credibilidade, estrutura e solidez no mercado com mais de 20 anos de experiência profissional  

Por que escolher a Oxi Ambiental?

equipe qualificada

A Oxi Ambiental tem uma equipe de alta qualificação para execução dos serviços de monitoramento ambiental.

avaliação técnica

Coleta de amostras com equipamentos de extrema qualidade e precisão, para obter os resultados mais assertivos.

equipe própria

Equipe técnica qualificada, própria, e multidisciplinar sem necessidade de terceirização

relatórios

Relatórios técnicos seguem todas a determinações dos órgãos ambientais competentes em todo o território nacional.

Com base na DECISÃO DE DIRETORIA N° 038/2017/C, DE FEVEREIRO DE 2017  DA CETESB

Uma área contaminada (ACI, ACRi, ACRe, ACRu ou ACcrítica) pode passar a ser classificada como Área em Processo de Monitoramento para Encerramento (AME) nas seguintes situações:
I. Após a execução da etapa de Avaliação de Risco foram observadas concentrações das substâncias químicas de interesse abaixo de todas as concentrações máximas aceitáveis (CMA) calculadas, considerando as vias reais e potenciais de exposição, além de não terem sido verificadas quaisquer das demais situações indicadas no artigo 36 do Decreto nº 59.263/2013;
II. Quando o Plano de Intervenção indicar somente a necessidade de implementação de medidas de controle institucional e/ou de medidas de engenharia e essas tenham sido implementadas;
III. Quando for constatado o atingimento das metas de remediação pela aplicação de medidas de remediação e não houver necessidade de implementação de medidas de controle institucional e/ou de medidas de engenharia;
IV. Quando for constatado o atingimento das metas de remediação pela aplicação de medidas de remediação e as medidas de controle institucional e/ou de medidas de engenharia, propostas no Plano de Intervenção, tenham sido implementadas.
Após a execução de todas as campanhas previstas para o Monitoramento para Encerramento, caso os resultados indiquem a continuidade das situações descritas nos itens I, II e III, a área será classificada, pela CETESB, como Área Reabilitada para o Uso Declarado (AR).
Por outro lado, iniciada a execução do plano de Monitoramento para Encerramento, caso não ocorra a continuidade das situações descritas nos itens I, II e III, indicando concentrações acima das CMAs ou das metas de remediação, expansão da pluma de contaminação, evidências do ressurgimento de condições de risco ou outro aspecto tecnicamente justificado, a situação deverá ser avaliada pelo Responsável Técnico para decisão quanto às medidas adicionais a serem adotadas, quais sejam, dar continuidade ao Monitoramento para Encerramento, redefinindo os prazos relativos ao seu desenvolvimento, reativar as medidas de intervenção anteriormente empregadas ou implementar novas medidas de intervenção.

A Oxi ambiental é uma empresa de consultoria ambiental que atua no gerenciamento de área contaminadas e especialista em remediação ambiental de solo e águas contaminadas.

Endereço: Av. Ibiuna, 275 - Vila Aricanduva, São Paulo - SP, 03507-010

Telefone : 11 2768-9055

Celular: 11 98534-0056

Copyright © 2020

Oxi Ambiental© - Todos os direitos reservados